sábado, 10 de maio de 2014

Geração Selfie #2: Dia das Mães


Como a atual geração de adolescentes se relaciona com suas mães?

O G1 ouviu oito jovens de 15 a 18 anos sobre suas experiências.


Do G1, em São Paulo

118 comentários
Em um país que registrou 2,5 divórcios a cada mil habitantes em 2012 e média de 1,9 filho por casal em 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como será que é a relação típica entre um adolescente e sua mãe? Na semana que antecede o Dia das Mães, comemorado neste domingo (11), o G1 foi atrás de oito jovens entre 15 e 18 anos para descobrir o que eles têm a contar sobre suas mães.
No grupo, três adolescentes são filhos únicos e cinco têm um ou dois irmãos ou irmãs. Seis dos oito jovens também viveram a separação de seus pais – a maioria quando eles ainda eram crianças. Todos passaram a morar com as mães na época da separação, mas a maioria tem o pai presente em suas vidas.
Hoje eles convivem normalmente, na mesma casa, com madrastas, padrastos, a namorada da mãe e meios-irmãos de segundos casamentos dos pais. Um dos pais, na falta da mãe biológica, também incorporou o duplo papel na criação da filha.
Assista, no vídeo acima, o que Dricca, Othilia, João, Larissa, Leoncio, Luizinho, Malu e Paola contaram sobre suas mães no segundo capítulo da série Geração Selfie.
Veja o perfil dos jovens entrevistados:
Luiz Carlos de Souza Chaves, 17 anos (Foto: Reprodução/G1)
Luiz Carlos de Souza Chaves (Luizinho), 17 anos
Morador do Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo, é o caçula da Dona Ana, diarista casada com um pintor. Nasceu 13 anos após a irmã mais velha. Ter um filho era um sonho da mãe de Luizinho, que nasceu prematuro e pesando apenas dois quilos. Recentemente, o estudante iniciou uma carreira como funkeiro.


Maria Luiza Dias Ramos, 18 anos (Foto: Reprodução/G1)
Maria Luiza Dias Ramos (Malu), 18 anos
Nascida na Paraíba, ela já viveu com os pais, a irmã mais velha e o irmão mais novo no Rio de Janeiro e em Belém. Desde janeiro, eles moram em São Paulo, onde ela é caloura do curso de letras. Malu, como ela é conhecida, pretende se aprofundar nos estudos de linguística.


Leoncio Penido Perez, 17 anos (Foto: Reprodução/G1)
Leoncio de Barros Penido Perez (Leozinho), 17 anos
Filho de pais separados, desde pequeno passa metade do tempo com a mãe, e a outra metade com o pai. Quer fazer faculdade de direito, e o vestibular tem sido o principal motivo de discussão com a mãe, Flavia, quando ela sente que o filho não está se esforçando muito. No tempo livre, Leoncio frequenta o clube e joga futebol americano. Nos últimos anos, ele passou a se locomover por São Paulo de bicicleta.


Paola Fenerich Cury, 17 anos (Foto: Reprodução/G1)
Paola Fenerich Cury, 17 anos
A estudante perdeu a mãe quando tinha apenas 5 anos e, por isso, foi criada pelo pai, Paulo. Hoje ela o considera, seu "herói". Estudante de um colégio particular na Zona Oeste de São Paulo, Paola vive com o pai, a mulher dele e o meio-irmão de 22 anos. Ela ainda não sabe o que vai prestar no vestibular, mas quer uma carreira relaciona ao teatro e à dança.


Othilia Cristina Balades de Oliveira, 16 anos (Foto: Reprodução/G1)
Othilia Cristina Balades de Oliveira, 16 anos
A jovem, que já pensou em ser veterinária, mas agora tem dúvidas sobre que carreira seguir, vive com sua mãe, Márcia, e com a companheira dela na Zona Oeste de São Paulo. Seus pais se separaram quando ela era criança, e seu pai casou novamente. Dessa segunda relação, Othilia tem uma meia-irmã de 4 anos.


João Pedro Carvalho Motta, 18 anos (Foto: Reprodução/G1)
João Pedro Carvalho Motta, 18 anos
Emancipado desde os 16 anos, o jovem de Governador Valadares (MG) vive sozinho em São Paulo e toma conta da própria startup. Começou a ganhar dinheiro com trabalhos de programação aos 13 anos. Seus pais se separaram quando ele era criança, e hoje sua mãe alterna temporadas em São Paulo e em Minas, onde vive a irmã mais velha de João.


Larissa Faria, 16 anos (Foto: Reprodução/G1)
Larissa Faria, 16 anos
Pretende ser jornalista e mantém um canal no Youtube onde mostra passeios interessantes por São Paulo. Vive com a mãe, Nilza, e o padrasto. Tem uma irmã 12 anos mais velha. Discussões em casa, segundo Larissa, só sobre a necessidade de arrumar o quarto.


Adrielly 'Dricca' Neves, 15 anos (Foto: Reprodução/G1)
Adrielly Navas (Dricca), 15 anos
Além de estudar toda manhã e fazer um curso de administração à tarde, Dricca também trabalha, aos fins de semana, como promotora de shows de funk na Zona Leste de SP. Sua mãe, a manicure Júlia, a acompanha em quase todos os lugares. Perdeu o irmão mais velho há dois anos. Vive com a mãe, o padrasto, a irmã mais nova, os avós, uma tia com o marido e um tio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário