sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

GERENCIA DE ENDEMIAS DE TARAUACÁ ESCLARECIMENTO A POPULAÇAO

GERENTE ALBERRDON E MICROSCOPISTA
MARIA RITA SUPERVISORA
AVS BRUNO  EM SERVIÇO  
AVS MARILENE
TUBITOS  COM  AMOSTRAS DE LARVAS
MARIA SOARES


Foi encontrado pelos os nossos serviços rotineiros de vigilância de Endemias, larvas e pupas do mosquito da Dengue neste município de Tarauacá, enviamos as amostras para a Entomologia em Rio Branco para serem revisadas e no dia 14/09/12 recebemos o resultado de positividade das amostras enviadas. Diante do fato, estamos com um trabalho de vistoria geral nas localidades próximas onde foram encontradas as larvas, mas também iremos nos deslocar para os outros bairros. Estamos tomando todas as providências cabíveis para prevenir uma possível infestação do mosquito, mas se tratando do mosquito Aedes Aegypti
 É muito fácil a proliferação deste mosquito, pois o mesmo se desenvolve muito rápido e o nosso Município é muito propicio para o mesmo. Já estamos com dois Bairros com a presença do mosquito, Centro e Cohab  e por trabalharmos com muitas dificuldades quanto a questão de materiais, conseguimos por empréstimos junto a Endemias de Rio Branco dois motores UBV costal, e o inseticida, estamos tendo dificuldades em material de insumos .
 Quero contar com o apoio  das demais vigilâncias e da população em geral para que juntos consigamos eliminar esse foco de Aedes Aegypti, antes mesmo que se espalhe em nossa cidade, pedimos a toda população que não vamos entrar em pânico porque nós tivemos apenas a presença do mosquito, mas não tivemos nenhum caso de dengue positivo em no nosso município, em todos os municípios do Acre já tem a presença do vetor, só ainda não tinha em Tarauacá.

O que é a dengue?

É uma doença infecciosa causada por um vírus chamado Flavivirus, e transmitida ao homem principalmente pelo mosquito  Aedes aegypti.

A dengue no Brasil
É uma doença endêmica no Brasil. O crescimento desordenado das cidades, como:
       Abastecimento irregular de água
       Coleta e destino inadequado do lixo, aumentam em muito os criadouros do mosquito da dengue.
       A facilidade da movimentação das pessoas entre cidades de diferentes estados do
nosso País, facilitam a circulação do vírus da dengue.
                Por esses motivos, o número de municípios infestados pelo Aedes aegyti, em 10 anos, dobrou o número de Municípios infestados pelo mosquito transmissor da dengue

Como se transmite?
Através da picada do mosquito Aedes aegypti. A pessoa pode adoecer quando o vírus da dengue penetra no organismo, pela picada de um mosquito infectado.
Ciclo de transmissão da dengue
Se inicia quando a fêmea do Aedes aegypti pica uma pessoa com dengue. O tempo necessário para o vírus se reproduzir no organismo do mosquito é de 8 a 12 dias.
                Após isso, ele começa a transmitir o vírus causador da doença. Esse mesmo mosquito, ao picar um ser humano sadio, transmite o vírus para o sangue dessa pessoa. Dentro de um tempo, que varia de 3 a 15 dias, a doença começa a se manifestar. A partir daí o ciclo pode voltar a se repetir, caso essa segunda pessoa seja picada por outro Aedes aegypti.
A Dengue só é transmitida pela fêmea infectada do Aedes aegypti.
O vírus que causa a dengue possui quatro variações, classificadas como DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. A pessoa infectada adquiriu um destes tipos. Se essa pessoa contrair a doença outras  vezes e por outros tipos do vírus, aumentam as chances de desenvolver a dengue hemorrágica ou a dengue com complicações.
IMPORTANTE: Os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver até 40 dias (aproximadamente 1 ano e 2 meses), mesmo que o local onde ele foi depositado fique seco. Se este local receber
água novamente, o ovo volta a ficar ativo.
Dengue – quando suspeitar
O primeiro sintoma da dengue é febre alta: de 39°C a 40°C. A dengue pode se apresentar de duas formas:
Dengue clássica
Os primeiros sinais de dengue podem surgir de 3 a 15 dias após a picada do mosquito. A doença dura em média de 5 a 7 dias e, além da febre, apresenta os seguintes sintomas:
Dengue hemorrágica
Os sintomas são iguais aos da Dengue clássica e pode existir ainda:
·         Dificuldades de respiração
·         Perca de consciência
·         Confusao mental,agitação e insônia
·         Sangramento na boca,nas gengivas e nariz
·         Vômitos intensos
·         Boca seca e muita sede
·         Pulso fraco
·         Fortes dores abdominais continuas como cólicas
·         Pela pálida e úmida
Como é o tratamento
Ainda não existe vacina para a dengue
Normalmente a doença dura de 5 a 7 dias. Quem está com dengue deve ficar em repouso e beber muita água. Não há um tratamento específico para a doença. As medicações utilizadas são analgésicos (remédios para aliviar a dor) e antitérmicos (para diminuir a febre). No entanto, nunca se deve tomar medicamentos sem orientação médica.
Medidas para prevenção da dengue
• Limpar as calhas e lajes das casas. Se houver piscina, lembrar aos moradores de que a água deve ser sempre tratada.
• Manter recipientes/locais de armazenamento de água, como caixas d’água, poços, latões e tambores, bem fechados.
• Guardar garrafas vazias de boca para baixo.
• Eliminar a água acumulada em plantas, como bambus, bananeiras, bromélias, gravatás, babosa, espada de São Jorge, dentre outras.
        Entregar pneus inutilizados para a equipe de limpeza pública ou orientar a quem quiser conservá-los que o faça em locais protegidos da água da chuva.
• Verificar se existem pneus, latas ou qualquer outro objeto que possa acumular água nos terrenos baldios.
• Identificar, na vizinhança, a existência de casas desocupadas e terrenos vazios, e localizar os donos para verificar se existem  criadouros do Aedes aegypti.
Por que os casos de dengue aumentam no inverno?
       Porque no inverno faz mais calor e chove muito, aumentando os locais com água parada, os quais podem se tornar criadouros do mosquito da dengue.
        Se nos locais que se enchem de água já existirem ovos do Aedes aegypti, eles ficam novamente ativos, evoluindo para o estágio de larvas, que se transformarão em mosquitos.
        O calor acelera o ciclo do mosquito, de ovo a adulto, que ocorre em menos dias, contribuindo para aumentar a sua população.
        Da mesma forma, o calor também acelera a
multiplicação do vírus dentro do mosquito.
        Com isso, no inverno (época geralmente mais quente do ano), uma fêmea do mosquito infectada tem mais chances de transmitir a doença antes de morrer.
       Competências do Agente Comunitário de Saúde
       1. Encaminhar os casos suspeitos de dengue à Unidade Básica de Saúde, de acordo com as orientações da Secretaria Municipal de Saúde;
       2. Atuar junto aos domicílios, informando aos seus moradores sobre a doença – seus sintomas e riscos – sobre o agente transmissor e as medidas de prevenção;
       3. Informar o morador sobre a importância da verificação da existência de larvas ou mosquitos transmissores da dengue no domicílio e peridomicílio, chamando a atenção para os criadouros mais comuns na sua área de atuação;
       4. Vistoriar o domicílio e peridomicílio, acompanhado pelo morador, para identificar locais e objetos que sejam ou possam se transformar em criadouros de mosquito transmissor da dengue;
       5. Orientar e acompanhar o morador na remoção, destruição ou vedação de objetos que possam se transformar em criadouros de mosquitos;
       6. Caso seja necessário, remover mecanicamente os ovos e larvas
       do mosquito;
       7. Encaminhar ao Agente de Controle de Endemias (ACE) os casos de verificação de criadouros de difícil acesso ou que necessitem do uso de larvicidas/biolarvicidas; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário