sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

BALANÇO GERAL DOS TRABALHOS REALIZADOS PELA EQUIPE DE ENDEMIAS DE TARAUACÁ 2012



A coordenação de endemias de Tarauacá, juntamente com o seu quadro de funcionários não mediram esforços para baixar o alto índice de Malária do município.



DEMOSTRATIVO 2012

MÊS
Nº EXAME
POSITIVO
JANEIRO
391
11
FEVEREIRO
352
07
MARÇO
359
05
ABRIL
91
06
MAIO
466
15
JUNHO
447
49
JULHO
765
111
AGOSTO
614
43
SETEMBRO
488
66
NOVEMBRO
793
159
DEZEMBRO
275
159
TOTAL
5556
601


Durante todos esses anos usamos varias estratégias para baixar esse índice que no momento era de alerta “Borrifarão, intradomiciliar e espacial, tratamento intensivo com acompanhamento diário, equipes intensivas de agentes nas áreas endêmicas, palestras para as comunidades, entrega de mosquiteiros impregnados e  busca ativa em áreas com suspeito de casos.

As localidades atendidas, Rio Liberdade, rio Gregório, rio Acuraua, rio Tauarí, comunidade do Maracanã e todo o trecho as margens da BR 364 Tarauacá/Cruzeiro do Sul.
DENGUE
Tarauacá até meses estava sendo considerado um dos municípios sem incidência do mosquito Aedes Aegypti, mas pela sua localização geográfica e está próximo de Feijó um dos municípios infestado desde dois mil e onze.
Recentemente foi encontrado pelos os nossos serviços rotineiros de vigilância de Endemias, larvas e pupas do mosquito da Dengue neste município de Tarauacá, enviamos as amostras para a Entomologia em Rio Branco para serem revisadas, recebemos o resultado de positividade das amostras enviadas. É muito fácil a proliferação deste mosquito, pois o mesmo se desenvolve muito rápido e o nosso Município é muito propicio para o mesmo, mas através de um bom trabalho operacional, conseguimos contornar a situação e através de muitas articulações foi confirmado pela gerente de endemias estadual a liberação de quarenta e quatro mil reias para o custeio de algumas ações no combate da dengue
Com a municipalização dos trabalhos de Endemias, levando em conta a mudança de prefeito, enfrentamos varias dificuldades de apoio estrutural como combustível insuficiente, material de insumo, demora na liberação da manutenção dos veículos de apoio aos trabalhos, não tendo o mesmo apoio dos anos anteriores 2009 -2010. Alberdon Alves o gerente “conta que logo que” assumiu a gerencia em 2009 houve o capotamento de uma L 200 e que teve total apoio do prefeito da época Vando Torquato para recuperação, gastando em torno de vinte mil reais, tínhamos total apoio estrutural para realização dos nossos trabalhos, mas com a mudança de prefeito e trocas de secretários de Saúde, não houve a mesma assistência como antes, no entanto não demos continuidade aos serviços com a mesma intensidade. Poderíamos ter realizado um trabalho com melhor qualidade, mas apesar de tudo considero que fizemos um bom trabalho durante esses três anos na gerencia se não tivéssemos uma equipe compromissada, não teríamos alcançados bons resultados. Fica “meus agradecimentos a todos os funcionários do ministério da suade, do Pro-Saude, do município e da Conab “.

Nenhum comentário:

Postar um comentário