quarta-feira, 29 de março de 2017

Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul só emite 2ª via de carteira de vacinação com apresentação de BO


Maria Rosita Xavier, de 39 anos, teve de comparecer à Delegacia Geral de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul na manhã desta quarta-feira, 29, para registrar a perda da carteira de vacinação dos filhos Mateus e Lucas. Poucos antes, em busca do documento para renovar o benefício do Bolsa Família, ela foi informada em um posto de saúde do município que a segunda via da carteira só seria emitida ante a apresentação do boletim de ocorrência.
Sem efetivo suficiente para atender à demanda da população, agentes de Polícia Civil reclamam da medida. “Temos poucos servidores para atender o público, e essa exigência é mais um acúmulo de função”, disse um policial que pediu para não ter o nome divulgado.
Procurado, o secretário adjunto de Saúde do município, Júlio Martins, informou à reportagem que a exigência partiu da Polícia Federal. “Eu era o titular da Saúde na época em que fomos chamados pelo delegado da PF e ele nos orientou a exigir o boletim de ocorrência como quesito obrigatório à emissão da segunda via das carteiras de vacinação e de gestante. Trata-se de um documento como outro qualquer”, justificou.
Segundo o secretário adjunto, na época em que houve a reunião com o representante da Polícia Federal, a órgão investigava o uso indevido de carteiras de gestante para recebimento ilegal de benefícios.

Archibaldo Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário