sábado, 15 de agosto de 2015

Dirigentes de partidos nanicos não atendem telefonemas do PT


Seria um golpe para o PT no Juruá
O governador Tião Viana, ao conseguir que o DNIT inicie de imediato a recuperação dos trechos críticos da BR-364 entre Rio Branco- Cruzeiro do Sul se antecipa também para evitar uma crise política, que atingiria a imagem do seu governo em cheio no Juruá, se a 364 fechasse. Porque o fechamento seria inevitável no inverno, sem a recuperação anunciada. Há um registro a ser feito que, enquanto a rodovia esteve sob a responsabilidade do governo acreano em nenhum momento deixou de dar trafegabilidade, inclusive, no pique do inverno.

Rebelião nanica
Os seis partidos nanicos que firmaram um pacto de unidade para ter vez e voz na indicação do vice do prefeito Marcus Alexandre não estão para brincadeira e unidos. Não atenderam o convite da direção do PT para participar ontem de uma reunião para planejar um movimento pró-Dilma. Seus dirigentes desligaram seus telefones e não atenderam a nenhum dos insistentes chamados feitos pelos dirigentes petistas. “A coisa mudou de figura, não estão mais em condições de ditar ordens como quando eles estavam com apoio popular, vão ter que nos respeitar a começar pela discussão da escolha do vice do Marcus Alexandre”, disse um desses dirigentes à coluna.

Golpe fatal
É bom não tratarem o “grupo dos seis” – PRB-PSDC-PRP-PPL-PDT-PTN – com ironia, sem eles na coligação da FPA seria um golpe fatal na candidatura do Marcus Alexandre. O PT não está mais no tempo da onda vermelha que elegia um poste, hoje está numa maré de azar. E pelo que tenho ouvido dos dirigentes desses partidos, parece que pela primeira vez estão com o sentimento único de serem respeitados. Pela primeira vez os nanicos estão falando grosso.

Observação política
Político petista do Juruá, em recente conversa, fez o seguinte comentário sobre a saída do professor Zequinha Lima do PCdoB para o PP: “o perigo da ida do professor Zequinha, ex-PCdoB, para uma aliança com o prefeito Vagner Sales, é que conhece todo o roteiro do PT nas campanhas em Cruzeiro do Sul. Porque sempre esteve na linha de frente dessas campanhas”.

Muito preocupado
Na conversa que tive há poucos dias com o senador Jorge Viana (PT), pela minha experiência, notei a sua extrema preocupação com as eleições municipais, que ocorrerão num clima político e econômico nada favorável à administração do prefeito Marcus Alexandre.

Peça no tabuleiro
Tem uma peça na eleição em Senador Guiomard que não pode ficar de fora de qualquer análise política: como se posicionará a ex-deputada federal Antonia Lúcia (PSC), na disputa da prefeitura? Ela tem base no município. A lógica é que não apóie quem poderá usar a disputa com trampolim para a Câmara Federal em 2018.

Análise fria
O PT não menospreze o senador Gladson Cameli (PP). Com quem converso sobre a eleição para governador de 2018 é inevitável a citação do seu nome como muito forte candidato. A observação que faço é a de quem conversa sobre política com os mais diversos segmentos.

Tudo tem o seu tempo
Os números mostram que a figura política do Tião Bocalon (DEM) está em desgaste. Teve muito menos votos que na candidatura anterior para o governo estadual. Se pensar racionalmente não disputa nada em 206 e deixa para ser candidato a deputado em 2018.

Não é a Maria das couves
A desfiliação do PT da presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, não deve ser vista apenas pelo prisma de quantos votos ela tem ou deixa de ter, mas pelo aspecto emblemático que é a presidente da CUT e do SINTEAC, entidades que sempre foram ligadas umbilicalmente ao PT.

Ficou em alta
Quem se encontra em alta com os professores é o subsecretário de Educação, Moisés Diniz, que foi à sede do SINTEAC dizer que, se o governo demitisse um professor entregaria o cargo.

Agora deu uma dentro
Ao se posicionar contra a descriminalização das drogas, em debate no STF, o deputado federal Alan Rick (PRB), politicamente, está no nicho certo, porque isso agrada a todos os evangélicos. A decisão do STF pode levar à situação jurídica de que portar droga para consumo não é crime.

Aprovação certa
Com dois votos já favoráveis, pelo que já se tem lido na grade mídia, a tendência e que os ministros do Supremo Tribunal Federal deverão aprovar a matéria sem muito contratempo.

Um dos que mais brigou
O senador Jorge Viana (PT) e um grupo de políticos do PT vai se deslocar nesta próxima segunda-feira às obras da ponte sobre o Rio Madeira, para se informar com a equipe técnica sobre o seu andamento. Jorge é um defensor ferrenho no parlamento da construção desta ponte.

Adeus PT
Apenas onze professores, entre eles a presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, entregaram ontem na sede do PT ao presidente Ermício Sena, pedidos de desfiliações. Ermício recebeu e disse calmamente que, os que quiserem rever as posições as portas estariam abertas.

Basta nos aloprados
Alguns aloprados do PT queriam fazer um cordão de contenção para impedir a entrada do grupo na sede do partido, mas foram dissuadidos pelo presidente Ermício Sena, que encarou o ato de forma democrática. Aproveitou para dizer que o PT está solidário ao Tião Viana.

As contas do PT
Na avaliação do presidente Ermício Sena, em todos os municípios as desfiliações devem chegar no máximo a 50 militantes. “Nós vamos contrapor com novas filiações na próxima semana”, prometeu.

Fim de décadas
Ao se avaliar o episódio tem que se ressaltar também que o ato de desfiliação significa o fim de uma era do domínio político do PT sobre o maior sindicato do Acre, o SINTEAC, que esteve sob o comando petista há mais de uma década. Isso é muito emblemático.

Não ficou estagnado
O PT avançou muito na gestão do presidente do PT, Ermício Sena, que recebeu mais de 700 novos filiados e deve em setembro fazer um mutirão com os deputados nos municípios.

É bom não se menosprezar
É bom não se menosprezar o prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, na disputa da prefeitura no próximo. O candidato que apoiar será forte. Ter nas mãos a máquina da prefeitura em um município pequeno costuma ter muito peso nas eleições.

Definitivamente, não!
As principais lideranças do PT não estarão no palanque do prefeito de Acrelândia, Jonas da Farmácia (PT), na eleição do próximo ano. Jonas está desgastado e com sérios problemas na justiça.

Assim que deve ser
O secretário e Habitação, Jamil Asfury, tem atuado de maneira firme para evitar a venda de casas na “Cidade do Povo”. E é assim que deve ser. Ou aquilo vai virar uma imobiliária oficial.

Alvos preferenciais
Os deputados Daniel Zen (PT) e Leila Galvão (PT) viraram alvos preferenciais nas manifestações dos professores na Assembléia Legislativa, sendo vaiados todas as vezes que ocupavam a tribuna. Foram vaias injustas: a Leila e o Zen só cumpriram o papel que lhes cabia, intermediar.

Muito concorrida
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, mobilizou bem ontem no seu ato de filiação ao PP, que contou com a presença do senador Gladson Cameli (PP) e de dirigentes partidários.

Promessa de eleição
A vereadora Graça da Baixada saiu do PSDC para o PT, sob a promessa do deputado federal Sibá Machado (PT) que lhe reelegerá. Teria feito um melhor negócio continuando no PRP.

Cota da seriedade
Chegou a informação que o vereador Raimundo Vaz (PRP) não disputará a reeleição. A se confirmar é uma pena. Vaz está na cota restrita dos políticos sérios e refratários a bandalheiras.

Briga de foice
O PT joga com a possibilidade de fazer quatro vereadores na Capital, na eleição do próximo ano. A chapa é forte. Já tem quatro vereadores: Ismael, Gabriel Forneck, Rose Costa e Graça da Baixada. E nomes com estrutura como o médico Jackson Ramos, Rita Paro, Raquel Moreira, Manoel Lima e Socorro Ribeiro. Será uma briga de foice no escuro pelas vagas.

Que maldade, Osvaldinho!
Piada corrente na cidade: “se você quer mesmo que a Dilma caia, vá para a manifestação de domingo com uma camisa do Vasco da Gama”. Que maldade, meu bom amigo Osvaldinho!.

Não passa pelo purgatório
O Novenário de Cruzeiro do Sul é a festa mais marcante do Juruá, que se encerra com uma procissão majestosa. Nela não falta quem está no poder, principalmente, os políticos que querem passar a imagem de devotos de Nossa Senhora da Glória, a padroeira da cidade. Numa dessas procissões contam que estava o ex-deputado federal Osmir Lima numa calçada por onde passaria o andor com a santa, quando avista com as mãos postas, segurando uma vela e um terço o senador Aluisio Bezerra (PMDB). Osmir não deixou a cena sem comentário, após se falar com o Aluisio, após a procissão: “Aluisio, meu amigo, com teus pecados, nem mil procissões vão lhe livrar das labaredas do inferno, não passarás nem pelo purgatório”. E ambos saíram rindo.

Luis Carlos Moreira Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário