sexta-feira, 12 de junho de 2015

Tendências se unem para tentar mudar direção do PT ainda neste ano


Tendências petistas decidiram apresentar uma proposta conjunta para enfrentar o campo majoritário do partido no congresso do PT, que começa nesta quinta-feira, em Salvador.
O Movimento PT, Democracia Socialista, e outras tendências estão defendendo a renovação do partido, que deve incluir a substituição do processo de eleição direta dos dirigentes por um processo interno de escolha das direções. Isso porque a avaliação dessas facções petistas é que o atual campo majoritário tem usado a máquina para a eleição do comando do PT. O atual presidente do partido, Rui Falcão, é do campo majoritário.
Esse grupo quer que o partido convoque um congresso constituinte, a ser realizado até o fim do ano, para que haja uma atualização do programa do partido e a eleição de uma nova direção. Mais do que isso, eles querem a extinção da figura dos tesoureiros do PT, que seria substituído por um sistema coletivo para cuidar das finanças do partido. O grupo vive ainda o trauma das prisões dos ex-tesoureiros do PT Delúbio Soares e João Vaccari.
O documento, intitulado "Mudar o PT para continuar mudando o Brasil", será apresentado no congresso do partido, que terá participação de Lula e Dilma Rousseff. "Ao todo, 33 deputados federais, mais da metade da bancada, assinaram o manifesto. É um sinal claro de que o partido quer mudança", comentou o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário