sexta-feira, 12 de junho de 2015

PREFEITURA DE TARAUACÁ REALIZA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE



A Secretaria Municipal de Promoção Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA realizaram nesta sexta-feira, 12, a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A Conferência teve o seguinte tema: Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Além disso, foram discutidos cinco eixos temáticos para elaboração de propostas que serão discutidas na Conferência Estadual para posterior implementação.





Na ocasião, foram escolhidos 06 (seis) Delegados, entre representantes do governo municipal, sociedade civil e representante dos adolescentes para participar da Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente que será realizada entre os meses de julho e agosto do ano em curso. Foi formada, ainda, a Comissão de elaboração do Plano Decenal Municipal que foi uma recomendação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA.


O público que compareceu á Conferência foi significativo, sobretudo entre crianças e adolescentes, além de autoridades como representantes do Ministério Público, Conselho Tutelar, Câmara de Vereadores, Órgãos Estaduais, Representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, J. Conceição e Secretários Municipais. 


A Conferência foi realizada no Auditório da CEDUP com programação para início as 08h00min e término as 13h00min. A apresentação cultural do evento ficou a cargo dos alunos do IFAC que realizaram  uma belíssima apresentação. A culminância da Conferência foi marcada pela discussão das propostas que tem o objetivo de fortalecer os direitos humanos das crianças e dos adolescentes do município de Tarauacá.


“É nosso dever como representantes do Poder Público trabalhar em conjunto com a sociedade, ouvindo os anseios dela, para prepararmos políticas públicas que possam de fato fazer a diferença na vida das pessoas”, disse em seu discurso o vice-prefeito, Chagas Batista.


Em seu discurso na abertura, o secretário municipal de Promoção Social, Antônio Araújo, ressaltou a importância do debate sobre as garantias de acesso e amadurecimento das gerações futuras e disse que essa discussão deve ser a mais abrangente possível. “Assim como nós temos presentes estes jovens de famílias estruturadas, que têm a oportunidade de estudar e estarem aqui hoje, engajados em melhorar as políticas públicas voltadas para sua classe, nós também temos que nos lembrar daqueles que estão desorientados, precisam de proteção, oportunidades e garantia dos seus direitos” afirmou.


Rosa Dourado, Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, citou que as conferências servem para reunir as autoridades num só evento, e assim discutir as estratégias de aplicabilidade das leis que protegem as crianças e os adolescentes.

Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário