terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Equipe do Samu passa por capacitação de Suporte Básico


O treinamento aconteceu no último final de semana. Os profissionais aprimoraram os conhecimentos relacionados a atendimentos de maior gravidade.

Constantemente são realizados inúmeros procedimentos pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência , o Samu, em busca de salvar vidas. Para aprimorar esse serviço, 36 técnicos e condutores do Samu de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá e Santa Luzia, no Acre, passaram por uma capacitação de Suporte Básico de Vida no último final de semana.
“ É de suma importância esse treinamento, pois capacita ainda mais a gente a resgatar vidas”, disse o técnico em enfermagem e socorrista Gibson Farias.
O curso aconteceu no Posto de Saúde do Agricultor, ministrado por enfermeiros do Núcleo de Educação Continuada e teve duração de 30 horas, tendo início na sexta feira e encerrando no domingo.
“O Samu tem a principal função de salvar vidas, e claro, um treinamento sempre será bem-vindo. Então, a importância será incalculável. E a cada cinco, quatro anos, alguns conceitos, algumas técnicas, algumas práticas, algumas diretrizes vão sendo mudadas pelos conselhos, pelos órgãos que estudam, pela própria ciência, enfim”, destacou o técnico de enfermagem socorrista Jair Marques.
O curso contou com a parte teórica e prática, e foram passadas todas as técnicas necessárias para os atendimentos graves.

“O atendimento de resgate é complexo, exige agilidade, exige esforço físico muito grande, competência, agilidade, e para isso precisamos estar preparados, e para isso temos que estar bem preparados, e o objetivo dessa capacitação é esse”, falou o técnico e socorrista Everton Farias.
Entre as principais orientações, foram repassados conhecimentos sobre parada cardíaca, obstrução de vias aéreas na criança e no adulto, atendimento ao acidentado, trauma, imobilização de membros, suporte básico de vida nas hipertensões e infartos e assistência à gestante no parte, nos cuidados com o neonato.
“Tudo isso para dar uma melhor assistência, uma melhor qualidade e uma maior tacha de sobrevida para os pacientes”, relatou o palestrante, o especialista em enfermagem e cardiologia Jorge Patrício.
A coordenadora do Samu em Cruzeiro do Sul, Solange Souza, explicou para a população que, ao solicitar o atendimento, é necessário repassar algumas informações primordiais para que o atendimento possa ser realizado com maior agilidade.
“Precisamos do endereço corretamente, um ponto de referência, o melhor percurso para chegar até esse paciente o mais rápido possível. Existe um questionamento feito pelo telefonista, e é passado para o médico, que precisa saber o que está acontecendo para ele medir a gravidade e saber qual recurso enviar. Temos o recurso de suporte básico e o avançado”, reiterou a coordenadora do Samu em Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário