sexta-feira, 3 de julho de 2015

Raimundinho quer tirar o posto de lider do governo de Daniel Zen


Luis Carlos Moreira Jorge03/07/2015 07:37:12
Atitudes decepcionantes
Partisse de algum porralouca radical, não gastaria espaço na coluna para criticar, mas por se tratar de um político preparado, um jornalista com formação em Direito, tenho que registrar a minha decepção com o mandato do deputado federal Alan Rick (PRB) que tem se mostrado um fundamentalista evangélico, ao usar verba do gabinete para avaliar entrar com uma ação jurídica contra participantes da Parada Gay de São Paulo, por supostos crimes de uso de ícones religiosos. O que o acreano tem a ver contra abusos numa manifestação gay na capital paulista? É mais produtivo apresentar projetos para ajudar o Estado. Foi eleito para isso. E lembre-se que nele não votaram apenas os do credo evangélico. Este pijama do radicalismo, pelo seu passado democrata no exercício do jornalismo, não lhe cai bem. Uma pena que tenha descambado por esta trilha medieval. Lamentável: esperava uma atuação laica e não teocrática. É bom o Alan Rick se lembrar que, em 2018, será submetido de novo ao voto.

“Coisa do Pastor Agustinho”
Ontem, numa roda de jornalistas na Aleac, as posições do deputado federal Alan Rick (PRB), eram o assunto principal. Um deles, vaticinou: “isso é coisa do Pastor Agustinho, seu guru espiritual da Igreja Batista do Bosque”. Se é verdade o que disse, é lamentável.

Só pelo convencimento
O deputado Gehlen Diniz (PP) diz que, para não ser candidato a prefeito de Sena Madureira, a ex-prefeita Toinha Vieira (PSDB) terá de lhe convencer ser ela uma candidatura mais viável.

Em queda popular
Gehlen cita para sustentar ser ele um melhor candidato a prefeito de Sena Madureira que, é só pegar os mapas da justiça eleitoral para se aferir que Toinha Vieira está em queda popular.

Grande conquista
A entrada em funcionamento de uma unidade de hemodiálise em Cruzeiro do Sul é uma conquista não só para o governador Tião Viana, mas para os pacientes renais da região do Juruá, que para se submeterem ao tratamento tinham que se deslocar até Rio Branco.

Aproveitando o verão
O prefeito Marcus Alexandre está aproveitando o verão, já está com ações nos bairros Glória, Pista e Boa União, cujas ruas estavam em estado crítico. Melhor tarde do que nunca.

Futuro ex-prefeito
Sobre uma possível saída do prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, do PSDB, para entrar no PP, o presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, foi lacônico: “logo mais o James será um ex-prefeito”. Não vai mover uma palha para a sua permanência no PSDB.

Hora de decidir
Werles Rocha acrescentou que já teve uma conversa séria com o prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, para que defina logo se vai continuar no partido ou sair, não dá para esperar.

Vontade popular restabelecida
Numa nova votação, a Câmara Federal voltou atrás e tirou a autorização do menor de idade ra praticar crimes hediondos e ficar impune. Graças a ter como presidente da Casa, o deputado Eduardo Cunha (PMDB), que não se quedou às pressões do Palácio do Planalto.

Vontade da maioria
Os deputados que votaram pela diminuição da maioridade penal para 16 anos nos casos de crimes hediondos, apenas foram avalistas da revolta da opinião pública. E não se trata de punir menores, mas de bandidos que praticam crimes hediondos, não atinge os menores de bem.

Queda livre
A presidente Dilma continua com a popularidade em queda livre, na última pesquisa despencou para apenas 9% de popularidade, a permanecer assim terá influência negativa nas eleições municipais sobre os seus candidatos a prefeito em todo país.

Difícil convencimento
Pelo fato e ter sido o segundo mais votado para deputado federal em Cruzeiro do Sul, não será fácil convencer o Iderley Cordeiro (PR) a não ser candidato à prefeitura daquele município.

Corrigindo uma omissão
Na relação de ontem sobre deputados com uma atuação ativa na Assembléia Legislativa, não foi incluído o nome do atuante deputado Chagas Romão (PMDB), o que corrijo agora.

394
É o número de concursados da Saúde que tomaram posse, o que quebra o discurso  comum no Legislativo de que o governador Tião Viana não se preocupa com a área da Saúde.

 Boa deputada
Jéssica Sales (PMDB) vem sendo uma boa deputada federal, sempre ativa, seja na Câmara Federal seja nas suas andanças pelo Acre. Mesmo uma novata, já mostrou queda pela política.

Tenho uma tese
Quando se acusa alguém de desviar recursos públicos é porque se tem provas. Ou é irresponsabilidade. E se tem provas, das duas uma: ou denuncia ao MP ou é conivente. É o caso da denúncia feita pelo Tião Bocalon (DEM) contra o governador Tião Viana, sem provas.

Terror da esquerda
O presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB), tem dado um balão no PT, PSOL e PCdoB, impondo-lhes uma série de derrotas nas votações. A última foi aprovar um novo texto que reduziu a maioridade penal para 16 anos. Virou o terror das esquerdas.

Vão pagar mico
Leio que os deputados federais Sibá Machado (PT), Léo Brito (PT) e Raimundo Angelim (PT) vão ao STF contra a aprovação. Vão pagar um mico. Foi tudo dentro da legalidade regimental. Pegaram os três para bucha de canhão, nenhuma grande liderança nacional do PT entrou nessa roubada. Estão indo contra a vontade de 82% da população.

Começa virar unanimidade
Nas conversas das lideranças da oposição começa a encorpar a idéia de candidatura única à PMRB, com Márcio Bittar (PSDB). O Márcio é arrogante, grosseiro com os aliados, não escuta ninguém, mas a oposição não tem outro de maior densidade eleitoral na Capital.

Disputa a reeleição
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, tem como meta se reeleger, disputar uma vaga de deputado estadual e brigar para ser o candidato a vice-governador, em 2018, pela oposição.

Dando certo
O secretário de Segurança, Emilson Farias, está tendo sucesso no combate à criminalidade, por ter investido no setor de inteligência policial. Por isso, os números de sua gestão são favoráveis.

No PSB
O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, que está mal em popularidade, vai se filiar hoje ao PSB, devendo levar seu secretariado e algumas lideranças de bairro. Não é entrando no PSB que vai conquistar popularidade para se reeleger, mas recuperando uma cidade arrasada.

 Triste recorde
Sena Madureira é a campeã de confusões políticas. Nos últimos 5 anos, por conta de recursos jurídicos, o município teve 6 prefeitos. Administração nenhuma poderia dar certo neste contexto.

Quer derrubar o zen?.
O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) não conseguiu derrubar o deputado Ney Amorim (PT) e ser presidente da Assembléia Legislativa. Está agora tentando derrubar o deputado Daniel Zen (PT) da liderança do governo?. Só falta elogiar o novo penteado do Tião Viana.

Será que está pensando?
O deputado Luiz Tchê (PDT) continua clamando por mais espaço no governo. Quando lembram que a sua mulher ocupa um alto posto na administração petista, diz que foi escolha pessoal do governador. Será que o Tchê está pensando que todo mundo é idiota?

Máximas da burocracia
Quando não se quer resolver uma coisa no serviço público se cria uma comissão de estudos ou se convoca uma audiência pública. São os dois pontos máximos da burocracia para enrolar.

Não é o principal
É positivo que a PMRB entre na Rua 10 de Junho para sua recuperação. Mas, o principal problema não é nem a rua, mas o esgoto fétido a céu aberto que corta as suas cercanias.

Carruagem do vôvo
Uma comitiva chefiada pelo governador Nabor Junior tinha ido a Lima discutir a abertura da estrada para o Pacífico. Durante um tour pelo Palácio Presidencial, chamou atenção uma carruagem luxuosa, com filigranas em ouro. Gaiato, o deputado federal Osmir Lima (PMDB), virou-se aos presentes mais próximos e comentou: “está carruagem me deixa emocionado, lembra a que o vovô tinha em Cruzeiro do Sul”. Um Ministro peruano quis saber detalhes históricos, mas foi interrompido pelo empresário Adonay Santos, que integrava a comitiva: “senhor Ministro, o senhor não entendeu bem, o avô do Osmir não tinha uma carruagem idêntica, ele puxava no cabresto uma charrete pelas ruas do município”. Risadas e protocolo quebrado.

Luis Carlos Moreira Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário