sexta-feira, 8 de maio de 2015

INDIO KAMPA RELATA LUTA E RESISTENCIA PELA TERRA



Osvaldo é índio da etinia Achaninca da Aldeia Primavera no rio Tarauacá, é esse povo conhecido popularmente por Kampas. Osvaldo é dos descendentes Kampas do alto Envira que no final dos anos oitenta migraram para o Tarauacá. Osvaldo conta que antes de se estabelecer no seringal Primavera, seus pais perambularam por diversos seringais a procura de local para se fixar e formar uma aldeia, nem sempre tinham êxito por que eram expulsos pelos patrões. 
Osvaldo é filho do já falecido Turiano Kampa, que se suicidou com veneno da floresta, após profunda depressão por não entender as leis do homem branco em não ter conseguido liberação do seu filho pela justiça, por ter descumprido as ditas leis do homem branco.
Esse nome Osvaldo é uma homenagem a um compadre de Turiano, que na época em que seu filho nasceu Osvaldo era gerente do seringal Primavera, que por tratar bem os índios eles, criaram um grande laço de amizades.
Esses índios encontraram muita resistência por partes dos proprietários de terras, antes de ter essa área terra de marcada pela FUNAI, por diversas vezes meus pais foram expulsos dos seringais por onde passaram. "No próprio primavera a luta foi intensa, primeiramente, nos localizamos as margens do igarapé que leva o nome da aldeia. Houve confusão por varias vezes com os moradores brancos que não queriam nos aceitar morar lá. Mas até que um dia a área foi demarcada pela FUNAI, os brancos tiveram que sair e nós ficamos. Finalizou"


Nenhum comentário:

Postar um comentário