domingo, 31 de maio de 2015

II EDIÇÃO DA AÇÃO GLOBAL NO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ FOI UM SUCESSO


Um verdadeiro mutirão de cidadania

TEMA E OBJETIVO

II edição da Ação Global em parceria do SESI (supervisionada pela Senhora Gisélia Belmira Beserra Superintendente do SESI/DR-AC), com a Prefeitura Municipal de Tarauacá cujo tema esse ano foi QUALIDADE DE VIDA, foi um sucesso, e mostrou porque essa ação é considerada a maior mobilização de responsabilidade social do país. Esse tipo de ação tem como objetivo informar e mobilizar os segmentos populacionais mais pobres, com vistas à acesso a serviços que possam estimular a inclusão social, bem como também mobilizar a sociedade no sentido de incorporar e internalizar o conceito de responsabilidade social, nas dimensões individuais e coletivas facilitando aos segmentos populacionais mais pobres o acesso a bens e serviços sociais básicos sem qualquer custo, o que é o  mais importante. A realização desse evento em Tarauacá que, diga-se de passagem, foi um dos poucos municípios contemplados com essa ação em virtude das várias enchentes que ocorreu na cidade nesse período de chuva, vem coroar a capacidade de superação de seu povo aguerrido e otimista que sempre pensa no futuro.


Escola José Augusto de Araújo - local do Ação
PARCERIAS

Além da Parceria com a Prefeitura Municipal de Tarauacá como já foi dito, essa II edição contou também com a parceria da SAÚDE ITINERANTE, LABCLIN, TK LABORATÓRIO, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TARAUACÁ, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIO BRANCO, SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL (Serviço de Convivência e F. de Vínculos, Bolsa Família, CREAS, CRAS, ACESSUAS), SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DE TARAUACÁ, SECRETARIA DE OBRAS DE TARAUACÁ, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ, SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES DE TARAUACÁ, POLÍCIA MILITAR DE TARAUACÁ, UNOPAR, ACISAAC, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, CONSELHO TUTELAR, DETRAN, ELETROACRE, IEL – Instituo Euvaldo Lodi, SENAI/DR-AC, MINISTÉRIO PÚBLICO, SINPAL – Sindicato da Panificação e Alimentação, CARTÓRIO DE TARAUACÁ, TRIBUNAL DE JUSTIÇA, MINISTÉRIO DO TRABALHO, ACADEMIA DE TAEKWONDO, GRUPOS DE DANÇA, TEATRO e QUADRILHA.

METAS

Tivemos como foco e alcançamos as metas em três áreas primordiais,Saúde, Educação/Cidadania e Esporte. 


Inscrições para consultas e exames
Os objetivos alcançados nos serviços em Saúde foram todos alcançados a contento sendo eles: 

A presença da Saúde itinerante, exames laboratoriais simples, consultas médicas com Clínico Geral, Pediatria, Ginecologia obstetrícia, exames de ultrassonografias, Preventivo do câncer do colo do útero, HIV e sífilis, orientação bucal, aplicação de flúor, distribuição de kits bucal, circuito de saúde, teste de glicemia, testes rápidos de (HEPATITE B e C e Sífilis e HIV), vacinação, emissão do cartão do SUS. E os laboratórios fazendo exames e informando sobre os serviços do laboratório, finalizando com o Instituto DOM MOACIR com voluntários na área de enfermagem, saúde bucal e administração.

Maria Albélia da Silva, 36 anos mora há sete anos no bairro da praia, foi encaminhada ao ginecologista disse que “É muito bom pois significa que os nossos representantes estão preocupados com a nossa saúde. A minha perspectiva é que os médicos descubram a origem de minhas fortes dores e já peque o remédio na farmácia da saúde itinerante”.


Os serviços na área da Cidadania e Educação foram logrados com o Cartório registrando 218 casamentos, expedição de CPF, Carteira de Identidade, o Ministério Público com orientações ao público, profissionais da beleza realizando corte de cabelo, a Caixa Econômica Federal com Informações de financiamentos, de empréstimos, abertura contas, a ELETROACRE com campanhas educativas para uso racional e eficiente de energia, educação sobre gênero e raça, de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, a ACISA com consulta a restrição de CPF e adesão ao Cadastro Positivo, SENAI com confecção de lembrancinhas (tiaras), o IEL com uma pesquisa de satisfação dos participantes, o SINPAL com degustação, CONSELHO TUTELAR com distribuição de panfletos, e orientação aos pais, crianças e adolescentes, TRIBUNAL DE JUSTIÇA com consultas processuais, realização de audiências de conciliação, atendimento no ônibus da justiça comunitária e palestras, DETRAN com consulta e emissão de débitos de veículos, abordagens educativas, apresentação teatral e o Ministério do Trabalho com a importante emissão da Carteira de Trabalho, já que hoje o tarauacaense precisa se deslocar até Rio Branco para ter sua cidadania atendida.

José Daymarino Rodrigues 34 anos mora há mais de 10 anos no bairro do Ipepaconha disse que “É uma benção, pois estava precisando muito, só tenho a agradecer, pois nós vamos economizar tempo e dinheiro sem ser necessário ir até Rio Branco. Os realizadores estão de parabéns”, referindo-se a emissão de Carteira de Trabalho. 



E finalizando as metas nos serviços de LAZER/CULTURA/ESPORTEtambém foram logrados com tenda de artes marciais, torneio de futsal masculino e feminino, torneio de vôlei de areia masculino e feminino, apresentação cultural com danças, teatro e quadrilha, e atividades recreativas em geral onde podemos citar brinquedos infláveis e pula-pula onde as crianças puderam se divertir enquanto seus pais iam se consultar nas diversas especialidades oferecidas. 



Para o Prefeito Dr. Rodrigo Damasceno "Essa Ação Global aumenta a alegria e o orgulho da pessoa que reside no município. Com esses serviços prestados, ele se sente realmente um cidadão tarauacaense porque agora ele sabe que tem uma administração que zela por ele".


O momento mais esperado por muitos foi o casamento coletivo, momento alegre e festivo onde mais de 200 casais puderam se unir em matrimônio, assumindo assim uma responsabilidade impar não só na presença de seus familiares, mas também de toda a sociedade tarauacaense. 


Casamento Coletivo
Prefeito Dr. Rodrigo Damasceno e a Sra. Gisélia  Beserra, Superintendente do SESI/DR-AC
Vice-Prefeito Chagas Batista e a Sra. Gisélia  Beserra, Superintendente do SESI/DR-AC

Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário