sexta-feira, 10 de outubro de 2014

MAIS UM PRECONCEITO CONTRA O NORDESTE




Os dois candidatos que disputam a presidência da republica nas eleições de 2014 e seus respectivos vices- são do Sudeste brasileiro, excluindo o nordeste de suas chapas pela disputa.
Dilma Rousseff nasceu em Belo Horizonte Minas Gerais, e escolheu para seu vice o Paulista Michel Temer que  nasceu em Tietê São Paulo.
Aécio Neves nasceu em Belo Horizonte Minas Gerais, teve como escolhido para compor sua chapa de vice Aluysio Nunes, que nasceu em São Jose do Rio Preto São Paulo.
“Nada de novo a não ser os velhos costumes da velha política do café-com-leite” o arranjo político que vigorou no período da Primeira República (mais conhecida pelo nome de República Velha, envolvendo as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais e o governo central no sentido de controlar o processo sucessório, para que somente políticos desses dois estados fossem eleitos à presidência de modo alternado. Assim, ora o chefe de estado sairia do meio político paulista, ora do mineiro.

Com isso esses políticos demonstram uma grande exclusão do nordeste no centro do poder político. Não se pode reverter, o novo presidente da Republica sairá do estado de Minas Gerais e seu vice de São Paulo e nordeste como fica? Será sempre alvo de descriminação, sinônimo de pobreza, de políticos sem poder nas decisões, os nordestinos serão sempre usados para eleger os políticos que nunca mudam o futuro destes, ficando refém das migalhas de programas Sociais como Bolsa Família. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário