sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Equipe de Controle de Febre Amarela e Dengue (FAD), realizando o 2º Ciclo de Visitas Domiciliares no Bairro Senador Pompeu


A equipe que trabalha no Controle da Dengue no Município de Tarauacá com atividades de Levantamento de Índice Amostral é Constituída pelos Agentes de Vigilância: Maria Soares, Marilene Rodrigues, Manoel Arruda, Bruno Vitorino, Aurélio de Sousa, José Pereira e Carlos Alberto. Supervisão: Maria Rita Torres. Examinadora: Leidiane Coelho. A equipe realiza visitas domiciliares diariamente, orientando as famílias quanto aos cuidados de prevenção a Dengue, já que não temos infestação pelo mosquito Aedes aegypti em nosso município apenas temos alguns casos importados de outros municipios. A equipe orienta os moradores na eliminação de criadouros do mosquito dentro e fora de casa, inspecionando depósitos de água em busca de larvas de mosquito para análise e principalmente levando educação em saúde para as famílias, pois a melhor maneira de combater a Dengue é prevenir, não deixar a água acumular para que o mosquito não reproduza, assim, o transmissor da dengue ficará bem longe da nossa cidade. Os cuidados com o lixo é muito importante, algumas dicas: Não jogar lixo em terrenos baldios, Manter o lixo tampado e seco até o recolhimento, tampar as garrafas antes de colocá-las no lixo, separar copos descartáveis, tampas de garrafas, latas, embalagens plásticas, enfim, tudo que possa acumular água, fechar bem em sacos plásticos e colocar no lixo.
            Temos em nosso município 36 larvitrampas (Pontos de Armadilhas) espalhadas em todos os bairros da cidade, onde são visitadas pelo Agente José Pereira em um intervalo de 7 em 7 dias, onde são colhidas amostras de larvas para análise no laboratório das Endemias para que possamos monitorar uma possível entrada do vetor no município e também 19 Pontos Estratégicos que são locais como: Borracharias, ferros velhos, cemitério, dentre outros, que são visitados de 15 em 15 dias, nesses locais há uma grande concentração de depósitos preferenciais do Aedes aegypti, como pneus, sucatas, por isso é importante o monitoramento.
MARIA RITA -SUPERVISORA
AVS- MARILENE RODRIGUES


AVS- MARILENE INSPECIONADO RECIPIENTES DE AGUA
RECIPIENTE DE AGUA
RECIPIENTES DE DOSITO DE AGUA
 AVS-MARIA SOARES ORIENTANDO  A COMUNIDADE,QUANTO AS CUIDADOS COM O ARMAZENAMENTO DA AGUA


 AVS -MANOEL FELIPE ORIENTANDO A COMUNIDADE
AMOSTRAS DE LARVAS NEGATIVAS
LEIDIANE COELHO EXAMINADORA DAS LARVAS DE MOSQUITO
AVS- MARIA SOARES COLHENDO LARVAS DE MOSQUITO
AVS-BRUNO VITORINO COLHENDO LARVAS DE MOSQUITO






LARVAS

 AVS- BRUNO VITORINO REGISTRANDO A VISITA DOMICILIAR

AVS-MARIA SOARES REGISTRANDODA VISITA DOMILIAR



Nenhum comentário:

Postar um comentário