A Prefeitura de Rodrigues Alves adquiriu um barco hospital, onde foi montada uma verdadeira unidade de saúde fluvial para atender as demandas de saúde das comunidades ribeirinhas do município. O benefício foi adquirido com recursos do Ministério da Saúde, com emenda de R$1,8 milhão, do governador Gladson Cameli quando senador, e faz parte do plano de gestão da atual administração municipal.
O barco hospital chegou no município na tarde da última segunda-feira (13). O prefeito Sebastião Correia enfatizou quais as comunidades que serão beneficiadas com a unidade básica fluvial.
“Aqui terá todos os profissionais necessários, como médico, dentista, enfermeiros e os laboratórios. O paciente vai entrar e vai sair com todo atendimento. Estou pensando em começar os atendimentos pela comunidade São Gerônimo, para vir descendo, mas dependendo da água do Rio podemos começar subindo, indo pelo Profeta”, contou.
A emenda já inclui todos os equipamentos e insumos necessários para começar a funcionar. O barco conta com repartimentos como recepção, sala de imunização, farmácia, sala de coleta, esterilização, triagem, multiuso, consultório médico, consultório odontológico, sala de reunião além de cozinha, banheiros e refeitórios. O local tem capacidade para receber até 20 tripulantes e técnicos, além de 28 pacientes e acompanhantes, que além de proporcionar um ambiente mais adequado para os pacientes os profissionais da saúde poderão desenvolver seu oficio com mais qualidade.
“Nós temos nossa equipe itinerante, mas o sofrimento é muito grande. Fazemos os atendimentos por 12 dias, e com essa nova embarcação tanto a equipe terá um maior conforto, como a população que será atendida. Agora teremos mais conforto para os pacientes, ofertando seus direitos básicos”, falou o secretário de saúde Júlio Marcos.
Para esta a professora aposentada Maria Cordélia, que conhece bem a realidade de quem mora nas comunidades mais isoladas, a unidade fluvial é uma grande conquista
“Esse barco vai ajudar bastante, pois tem muitos moradores de ramais que tem acesso até o rio durante o inverno, pois pela estrada fica mais difícil, e com a embarcação vai ajudar bastante”, enfatizou.
FONTE:juruaonline
Nenhum comentário:
Postar um comentário